MATRIZES CURRICULARES 2025
FOLHA DO GUILHERMINO
1ª Edição - SEXTA-FEIRA, 10 DE MARÇO DE 2023
ENEM
Último ano na escola e o Enem vem aí
Alunos do terceiro ano estão ansiosos para o último ano do Enem com questões fechadas
Os alunos do terceiro ano da Escola Estadual Guilhermino de Oliveira estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ansiosos, pois será a última prova somente com questões fechadas.
A partir de 2024, as provas passarão a ser discursivas, interdisciplinares e voltadas para a formação específica que os novos alunos terão no novo ensino médio. Sendo os alunos do terceiro ano, de 2023, os últimos a realizarem o ENEM atual.
Além disso, o atraso educacional causado pela pandemia de 2020 a 2022 é mais um motivo de apreensão e nervosismo por parte do terceiro ano: acompanhar todo o conteúdo do vestibular, mesmo não tendo estudado presencialmente o primeiro e o nono ano. A maioria dos alunos fará o exame pela primeira vez.
O almejo pela capacitação em cursos técnicos e aprender um novo idioma, por exemplo, são alguns dos objetivos dos alunos para este ano. Uma pesquisa realizada nos terceiros anos da escola revela que 25% dos alunos desejam entrar em uma faculdade, 25% desejam se especializar em cursos técnicos e 50% preferem entrar no mercado de trabalho.
Expectativas dos professores
Não só os alunos que criam expectativas para o último ano de estudo, pois os professores também demonstram animação para o último ano letivo e almejam boas perspectivas para os estudantes.
Todos os professores das diversas disciplinas estão dando aulas com exercícios e provas, tirando dúvidas sobre o ENEM, na expectativa de tranquilizar, motivar e preparar os alunos para a prova que será um desafio, ou possivelmente um passo a mais na vida.
Após o ensino médio, os estudantes encontram um novo mundo com novas experiências e lições que serão ensinadas pelas suas próprias ações e não mais em uma sala de aula.
❖ A importância da Educação Inclusiva.
Inclusão nota 10 na escola Guilhermino de Oliveira
A inclusão social é uma questão fundamental na construção de uma sociedade, pois trabalha o respeito e o amor com o próximo.
Ter a Educação inclusiva na escola é um privilégio para aprendermos a respeitar a diversidade. O respeito aos nossos colegas especiais é algo que não pode estar fora do cotidiano escolar.
A escola Guilhermino não é uma escola adaptada 100% para os alunos com dificuldade de locomoção, pois não há rampa para o andar superior. Mas adaptou formas de incluir alunos com deficiência nas turmas, através dos professores de apoio e do acolhimento dos professores e colegas. “Incluir pessoas com deficiência em um ambiente qualquer, principalmente na escola, é algo superimportante pois ajuda estas pessoas a se sentirem acolhidas pelos outros alunos. Segundo uma aluna do terceiro ano que não quis se identificar, deveria ter palestras sobre o assunto, como exemplo, “ Comunicação com as pessoas com deficiência “, para os demais alunos e professores saberem como se comunicar melhor com essas pessoas sem causar constrangimento e para poder ajudar mais.
Filas Enormes para a Merenda Escolar
Alimentações nutritivas e variadas causam filas enormes para a cantina.
No cardápio alimentar sempre há opções variadas e nutritivas, como o consumo de frutas, hortaliças e sucos. Porém, a preferência da maioria dos alunos é o feijão tropeiro e a feijoada, dias em que as filas ficam enormes e por isso os alunos correm nos corredores para ir para a fila.
Aos alunos do tempo integral há uma quantidade de refeição nutritiva e variada, como: salada de fruta, torta de legumes, bolo de abacaxi e bolo de banana. Essas opções poderiam ser estendidas a todos os alunos. Fica a dica!
NOVO ENSINO MÉDIO PARA O 1° ANO
Os alunos estão aprovando?
Vivemos em uma época onde a informação é demasiada e proliferada rapidamente. Isso gera uma consequência enorme para os jovens, que, para acompanhar todo esse progresso na sociedade, são colocados para estudar ainda mais assuntos que foram reformulados para o novo ensino médio.
Especialistas estipulam que esse novo currículo não deve perdurar por muito tempo. Sendo aplicado de forma repentina, e em certas escolas sequer tendo estrutura para acompanhar essa mudança. Um dos alunos comenta: “Os professores que nos dão aulas nas matérias tradicionais são os mesmos que estão dando aulas nas novas matérias”. Isso não mostra que existe uma falta de preparo com relação a isso? Isso não sobrecarrega os próprios professores também?
O aumento da carga horária é um dos principais problemas que estão sendo criticados. Gerando cansaço e desgaste mental nos estudantes, costuma acarretar na falta de desempenho, tanto para as novas quanto para as velhas matérias. A opinião geral dos alunos se mantém a mesma: as novas matérias são desnecessárias e a maioria de baixa qualidade.
Ao conversar com os alunos, não conseguimos encontrar argumentos que pudessem defender o novo ensino médio, por isso essa notícia pode soar muito negativa. Porém, pior que uma fake news, é uma notícia que não expõe a completa verdade sobre os diversos problemas de um determinado assunto. Preferimos falar sobre o que está acontecendo através dos relatos dos colegas.
A Escola Estadual Guilhermino De Oliveira possui uma ótima estrutura, contendo salas aconchegantes e um espaço escolar razoável.
A NOVA INFRAESTRUTURA DA ESCOLA
A infraestrutura é um dos principais requisitos na hora de buscar por uma escola boa. É muito importante considerar que a estrutura adequada nas escolas pode melhorar muito na aprendizagem, porque, com mais recursos é possível garantir um aprendizado excelente e completo.
Nos últimos anos, a escola Guilhermino de Oliveira vem melhorando muito a sua estrutura. É importante que a escola ofereça um ambiente saudável para os alunos, professores e colaboradores. Os ambientes de estudo, como as salas de aula e a biblioteca, são bastante confortáveis, com ventilação e um bom espaço para as atividades. A presença de tecnologias que complementam as aulas, como datashow e sala de informática são outros pontos positivos, também contamos com um laboratório que ajudará muito nas aulas práticas.
A limpeza das salas é um ótimo ponto a ser observado, pois, dessa forma, os alunos contam com um ambiente limpo e conseguem aproveitar melhor os recursos.
Espaço escolar
O pátio onde ocorre os intervalos deixa muito a desejar em questão de espaço, tanto é que algumas turmas têm recreios alternados. Porém, este mesmo espaço promove as atividades de esportes e apresentações de palestras.
Contendo uma rede de voleibol, um totó, mesa de ping-pong e mesa de air hockey, o espaço do pátio e a cantina conseguem ser apertados e ao mesmo tempo aconchegantes.
Logo na entrada da escola podemos ver um jardim muito bem cuidado e florido, o que cria uma sensação ótima de acolhimento por todos que adentram a escola, além de tornar o espaço mais agradável.
Trabalho de Português realizado pelos alunos dos terceiros anos da E.E. Guilhermino de Oliveira.